sábado, maio 10, 2014

Comentários Eleison: Novas Ordenações I

Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCCXLVI (356) - (10 de maio de 2014): 

NOVAS ORDENAÇÕES I

            Deveriam os sacerdotes ordenados com o novo rito de Ordenação de 1972 ser condicionalmente reordenados com o antigo e seguramente válido rito de Ordenação? A doutrina católica sobre a validade dos sacramentos é clara, mas os ritos sacramentais da Neoigreja parecem ter sido formulados para que cheguem gradualmente à invalidez (ver CE 121 de 31 de outubro de 2009). O “gradualmente” é o problema. Em qualquer caso, quão avançado se estava nesse processo gradual na ocasião da ordenação? Talvez só Deus saiba com certeza. Mas vamos começar pela doutrina clara.

            Pode-se dizer que um sacramento católico envolve cinco elementos: o Ministro, a Intenção, a Matéria e a Forma, que são essenciais para a validade, e o Rito em torno da Forma, que pode ser importante para a validade por sua influência súbita ou gradual sobre a Intenção do Ministro. Para as Ordenações sacerdotais, o Ministro deve ser um bispo validamente consagrado; a Intenção é sua intenção sacramental (não moral) de ordenar, de fazer o que a Igreja faz; a Matéria é a imposição de suas duas mãos sobre a cabeça do homem que está a ser ordenado (as mulheres não podem ser validamente ordenadas para o sacerdócio de Cristo); a Forma é a fórmula crucial ou séries de palavras no rito que expressam a atribuição do sacerdócio; o Rito é todas as outras palavras em torno da Forma, e prescritos no rito cerimonial de Ordenação.     

            No novo rito de Ordenação, se ambas as mãos estão impostas sobre a cabeça, a Matéria não é problema. A nova Forma em latim tem, na verdade, mais força para a validade do que a antiga Forma em latim (devido ao “et” ao invés de um “ut”), mas as traduções vernáculas precisam ser verificadas para que se tenha certeza de que expressam claramente a graça do sacerdócio por ser conferido. A maioria delas certamente é. Os problemas reais de validade surgem com o Ministro e a Intenção, devido à erosão gradual da Intenção católica por causa dos novos Ritos acatólicos.

            Pois que, quanto à Intenção, qualquer bispo hoje, ao ordenar um sacerdote, corretamente intenciona fazer o que a Igreja atual faz, tudo bem; mas o que é isso em sua mente? O que é um sacerdote na Neoigreja? Não está o renovador de outrora do Sacrifício do Calvário pela Presença Real sendo de modo lento, mas também constante, substituído pelos coordenadores atuais dos piqueniques eucarísticos? Quão avançado estará esse processo em qualquer diocese do mundo? Teria esse ou aquele bispo em mente um sacrificador ou um “piqueniqueiro” a representar o que a Igreja faz? O comportamento exterior do bispo ordenante indicará sua Intenção, mas só Deus pode saber com segurança. Certamente, muitos dos novos Ritos de Missa se inclinam em direção ao “piqueniqueiro”, e o novo Rito de Ordenação em torno da Forma só poderá ajudar, pela severa diminuição de seu conteúdo católico, a minar gradualmente a Intenção sacramental de um bispo ordenante.

            E em relação ao Ministro, se o bispo ordenante foi ele mesmo consagrado bispo com o novo rito da Consagração, vamos assumir que a ambigüidade da nova Forma de consagração tenha sido suprimida pelas palavras imediatamente seguintes; não obstante, devem surgir dúvidas como as supramencionadas em relação à Intenção do bispo que consagra: ele considera, e assim tem como sua Intenção, que aqueles que a Igreja de hoje consagra são realizadores de Sacrifício ou de piqueniques? Tais questões carecem frequentemente de respostas claras.

Em suma, se eu fosse Papa, penso que pediria a todos os padres ou bispos ordenados ou consagrados com os ritos “renovados” que fossem condicionalmente reordenados ou reconsagrados, não porque eu acreditasse que nenhum deles fossem verdadeiros padres ou bispos, pelo contrário, mas porque quando se trata dos sacramentos, todas as dúvidas sérias devem ser removidas, e esse seria o modo mais simples de remover todas as dúvidas possíveis. A deterioração da Neoigreja em relação aos sacramentos não pode ser deixada de lado.

Kyrie eleison.

Precisaria um sacerdote da Neoigreja de uma reordenação?

Só uma resposta incerta se obtém da Neoigreja, por seu gradual estado de deterioração.